Sistema Ocean de Qualidade e Segurança do Paciente

A Ocean possui uma visão inovadora da saúde, que vai além do tratamento eficiente. Tem como prioridade absoluta a qualidade do atendimento e a segurança do paciente. A qualidade, aliás, é característica da Ocean Saúde desde a sua criação.

Para promover a melhoria contínua dos processos, a Ocean Saúde incorporou os padrões abordados no modelo de requisitos do Manual de Acreditação Hospitalar do Sistema Brasileiro de Acreditação/ONA.

Com intuito de atender a Portaria Nº 529, Ministério da Saúde/MS, a Ocean Saúde criou o Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente e passa a ter foco de atuação voltado às metas de segurança do paciente preconizadas pelo MS e ANVISA e seus respectivos protocolos.

O Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente foi criado pela Presidência da Ocean Saúde em março de 2017 com o propósito de ser um órgão de apoio e assessoria às áreas e setores quanto a diretrizes, conceitos e ferramentas da Qualidade. O objetivo é identificar oportunidades de melhorias nos processos assistenciais e de apoio e utilizar ferramentas da qualidade para a identificação, correção e prevenção de novas ocorrências. A responsabilidade pela segurança é de todos os colaboradores, mas especialmente das lideranças.

Dessa forma, a alta administração da Ocean Saúde estabeleceu os seguintes elementos para fundamentar o processo de qualidade e segurança da empresa:

1.Planejamento Estratégico, Tático e Operacional;

2.Responsabilidade da liderança – no dia-a-dia, reuniões, palestras e discussões; nas políticas e procedimentos, que refletem padrões de qualidade e excelência;

3.Definição de metas e mensuração dos resultados, seguidos de análises criteriosa e plano de ação, com reavaliação posterior;

4.Eventos adversos notificados, analisados e recomendações retroalimentadas;

5.Comunicação aberta e frequente;

6.Auditoria para verificação de adesão;

7.Treinamento permanente.

Dentre os atributos da qualidade do cuidado, a Ocean Saúde aborda os principais temas:

  • Cultura da Segurança;
  • Identificação do Paciente;
  • Segurança de Medicamentos;
  • Cirurgia Segura;
  • Prevenção e Controle da Infecção;
  • Avaliação de riscos: queda, lesão por pressão, broncoaspiração, flebite e tromboembolismo venoso.

Veja onde estamos localizado